A aldeia de Luz dispõe de associações e sociedades recreativas que fomentam a convivência entre a população, a cultura e o desporto. Este, por sua vez, permite várias modalidades como o futebol, a caça e a pesca, nomeadamente do peixe Achigã e Barbo.


Sociedade Recreativa Luzense
Esta sociedade criada a 10 de Março de 1961 teve como fundadores Domingos Fialho Caeiro, Francisco Godinho Vidigal, Leonardo Martins Vidigal, António Fernandes Pereira, Manuel Godinho Vidigal e Manuel Vidigal Santana. Actualmente, esta associação conta com quatrocentos e um sócios, tendo como objectivo promover o convívio entre os associados. Para tal, realiza festas recreativas, saraus, bailes, jogos líticos e teatros amador.

Associação de Jovens "Campos da Lousa"
Constituída a 3 de Abril de 2002, teve como fundadores Alice Marina Soares Rodrigues, Dulce José Godinho Capelas Mendonça, Patrícia Isabel Chilrito Pereira, Márcio José Coelho Cachopo, Luís Jorge Vidigal Fernandes Correia, Luís Manuel Conde Farias, António Francisco Brites da Neves, José Manuel Farias Pinto, José António Correia Suzano, Francisco Simão Lopes de Oliveira e Filipe Manuel Brites Lourenço. Esta associação tem vários objectivos, pretendendo desenvolver a cooperação e a solidariedade entre os seus sócios. Promovem eventos que permitam conhecer e solucionar os problemas relacionados à juventude; realizam estudo, investigação e difusão de notícias relativas aos jovens, cooperando com todas as entidades públicas e privadas visando a integração social; apoiam a formação de um grupo de escuteiros e de um grupo coral. A associação tem, também, a seu cargo a organização de actividades desportivas, de férias, de intercâmbios e actividades culturais.

Grupo Coral da Aldeia da Luz
A Aldeia da Luz conta com um grupo coral alentejano, o Grupo Coral da Luz, ligado à Associação de jovens Campos de Lousa.

Devido ao gosto pelo cante alentejano, um grupo de amigos juntou-se e começou a ensaiar, ainda no antigo casão da junta de freguesia, na antiga Aldeia da Luz.

O grupo coral da Luz foi fundado em 3 de Abril de 2001, fazendo parte deste grupo nesta data os seguintes elementos: Francisco Godinho Vidigal, José Caeiro Barradas, Rafael Pereira Almeida, Joaquim Vidigal Santana, Inácio Silva Correia, Firmino António Farias Suzano, Joaquim Manuel Coelho Suzano, José Luís Ramalho Chilrito, Joaquim Manuel Silva Coelho, João António Capelas Correia, Jerónimo Capelas Godinho, Simão Guerra Caeiro Barradas, Reinaldo Correia Santana, Inácio Pereira da Rosa, Belchior Joaquim Ramos Almeida, Luís Manuel Conde Farias, Francisco Simão Lopes Oliveira, Nuno José Vidigal Fernandes Correia, Cândido Manuel Godinho Nogueira, Nelson Manuel Suzano dos Santos, Jerónimo Capelas Coelho.

A primeira actuação teve lugar em Santo Aleixo da Restauração, em Agosto do mesmo Ano, num encontro de grupos corais.

A maioria das actuações do grupo é em encontro de grupos corais, um pouco por todo o Alentejo e na zona da grande Lisboa, onde existe uma grande comunidade de Alentejanos.

Há ainda a destacar uma participação especial no programa Praça da Alegria da RTP 1 e dois convites para actuações na Casa do Alentejo em Lisboa.

As modas originais do reportório são feitas pelos elementos que fazem ou fizeram parte do próprio grupo, fazendo ainda alguns arranjos das modas tradicionais Alentejanas.

Em Janeiro de 2006 gravou o seu primeiro CD, intitulado “Cantares do Alentejo”, que contou com o apoio da Câmara Municipal de Mourão e da Junta de Freguesia da Luz.

O grupo coral organiza todos os anos na última semana de Julho, um encontro de corais na Aldeia da Luz, que faz parte da tradicional semana cultural organizada pela Associação de jovens Campos da Lousa.

Actualmente conta com 16 elementos, dos quais apenas 7 se mantiveram durante estes 13 Anos de existência.